A MATERNIDADE COMO ELA É...

 
Foto: Rodrigo Maia/ Adriane e Giovanna
 

      Um termo muito falado nos dias atuais é o de DESROMANTIZAR a maternidade, você já ouviu falar sobre isso? 

    Bem.. eu não sei você, mas eu, não conheço nenhuma relação de amor onde tudo sejam flores, você conhece? 

    Eu posso sim ser muito apaixonada por meus filhos, morrer de amor por eles, mas não acredito que o fato de eu os amar e eles me amarem fará com que vivamos todos em um mar de rosas sempre.

    Agora, é fato que isso é assim também com outros relacionamentos, com o namorado, o cônjuge ou qualquer outro tipo de relação que pudesse ser intitulada como romântica.

    E então, se nós  DESROMANTIZARMOS também o namoro o que sobrará? Será que haverá o casamento? Afinal o que será da vida se desromantizarmos todas as relações de amor? 

    Longe de mim ser uma pregadora da maternidade que eu chamaria de utópica para muitas mulheres, aquela relação com a maternidade que até eu mesma quando mais ingênua já persegui, e não, em 13 anos como mãe eu nunca consegui atingir.

    Eu não gosto de generalizar porque acredito na individualidade do ser, então acredito que para umas mais, enquanto para outras menos, mas é certo que a maternidade exige um preço, e não é barato.

    Aliás como qualquer grande conquista na vida. E você, mulher que não é mãe ainda deve sim pesar se você está disposta a pagar.

    Eu, uma mãe de 4 filhos posso dizer com propriedade o quanto a maternidade é cansativa, frustrante e angustiante em muitos aspectos. 

    Mas, baseada na mesma experiencia também posso dizer do quanto impagável é você ter o amor, a companhia ou simplesmente um serzinho que para você é o mais fofo do mundo te chamando de mamãe.

    O fato é que precisamos falar de maternidade real, de como as coisas são para ajudarmos umas as outras e para que cada nova mãe que nasça junto com o nascimento de seu precioso filho saiba onde está entrando e se prepare para isso. 

    Eu diria que a maternidade é como surfar uma grande onda no Havaí, você não sabe como será até estar lá dentro e essa experiência poderá te "sacudir" um bocado.

    É importante sim dizer como as coisas são, desabafar, não sentir culpa por estar cansada, e é importante mostrar os bastidores por trás das fotos perfeitas no Instagram. 

    Eu milito para que todas a mães sejam conscientes que sim, haverão momentos em que você irá cansar, e que principalmente irá precisar de alguém que te entenda em meio a um mundo que só te julga. 

    Sejamos nós esse alguém,  que quando estamos bem como eu estou agora enquanto escrevo, possamos agir em amor e solidariedade com aquela mãe que precisa de apoio pensando que vai surtar. (quem nunca?) 

    E por último, e provavelmente mais importante:  Nunca julgue uma mãe!!! 

    Tenha empatia, pois a realidade dela pode ser diferente da sua; o que ela suporta pode ser menos do que você consegue suportar; aquilo que ela acredita pode ser diferente da sua crença; ou ainda e o conhecimento dela pode não exceder o seu...

    Então, quando puder, ame, apoie e ajude uma mãe cansada, mas não julgue e também não se permita ser julgada, pois as pessoas por vezes nos matam com seus julgamentos e olhares, mas ninguém, absolutamente ninguém, estará vivendo a sua vida.




    

Comentários

  1. Mãezinha linda eu te amo muito você é meu tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôoo meu amor! Você é a minha leitora preferida. Talvez o assunto sobre o qual eu falo aqui nem seja tão interessante para você já que ainda falta muito para encarar a maternidade, eu sei que lê o blog para me incentivar viu? E consegue, você e seus irmãos são meu combustível, obrigada por ser tão presente, parceira e amiga minha filha. Te amo xuxu<3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas