AMAMENTAÇÃO E O ÔNUS DO BÔNUS 💞


Desenho da melhor ilustradora do mundo! Minha filhota Beatriz Vanessa Silva
Desenho: Beatriz Vanessa Silva

    Que a amamentação é benéfica, aliás muito benéfica para o ser humano é algo inegável. Eu tenho uma lista imensa dos benefícios que ela pode oferecer à um bebê e até mesmo para a mãe.  Mas, no post de hoje não quero falar sobre os benefícios de amamentar porque isso todo mundo fala e muita gente sabe, e foi inclusive por esses benefícios todos que eu decidi amamentar meus filhos nas vezes que pude. 


    Por outro lado, existe uma realidade muito dura para muitas mulheres nesse quesito. Realidade que eu antes de  amamentar a primeira vez sequer imaginava, e quando fui amamentar a segunda vez pensei que não iria acontecer de novo pois eu já havia superado antes.  Pensava eu inocentemente: - "A segunda vez vai ser mais fácil" ..Ahh e como eu estava enganada, pois no meu caso foi muito mais difícil.

    Eu já ouvi entre os benefícios de se amamentar que além de tantas outras coisas, o leite materno ainda é grátis. E me perdoe você que pensa assim, eu respeito a sua opinião, mas eu não consigo concordar. Pois penso que amamentar só poderia ser considerado grátis se o corpo de quem amamenta não valesse nada. E o leite materno pode sim ser mais acessível economicamente se comparado às fórmulas oferecidas no mercado, mas longe de ser considerado grátis pois um alto preço é pago por ele, e por isso eu entendo as mulheres que não conseguem pagá-lo.

    Eu e talvez muitas mulheres tiveram em seus pensamentos antes de amamentar uma ideia muito poética do momento da amamentação. Uma mulher amamentando seu bebê num momento calmo, com um sorriso sereno no rosto como se nada de desagradável tivesse acontecendo. Será que só eu fui tão inocente assim? 

    A realidade que vivenciei e vi muitas mães vivenciar me mostrou de diferentes maneiras que a amamentação é um ato de amor, de doação, mas não é nada romântica como os meus pensamentos desenhavam antes de eu vivê-la. O fato é que na maioria das vezes a amamentação dói, e não é pouco.

    Eu super apoio o ato de amamentar, diria que sou uma militante do assunto inclusive, eu amamentei o Gustavo até 2 anos e 3 meses, e a Gigi até 1 anos e meio. Eu gostaria que toda mãe amamentasse seu filho, ou pelo menos tentasse, pois apesar de toda dificuldade os benefícios são inúmeros e eu ainda considero uma experiência incrível digna de ser vivida, mas não a qualquer custo!

    Com o Gustavo eu tive dor e desconforto apenas no início, com aquelas temidas rachaduras que fazem a gente quase desmaiar de dor nas primeiras sugadas. Já com a Gigi eu tive dor e desconforto durante toda a amamentação, eu tive algo chamado entupimento do duto mamário e aquilo doía demais. E pois é, eu que pensava que  a propaganda do ministério da saúde de amamentar o filho até os 2 anos ou mais era a "lei da boa mãe"  tive que rever meus conceitos, e aos 9 meses da minha filha caçula eu comecei a administrar fórmula para ela. 

    Eu confesso que precisei sentir na pele o drama de muitas mães para compreendê-las. E talvez alguém que leia esse post e não tenha sofrido com a amamentação nunca me entenda (eu disse talvez). Mas a questão é que amamentar é benéfico sim, mas hoje penso que deva ser benéfico também para a mãe, pois ela precisa estar bem para cuidar bem de seu filho.

    São variadas experiências que já tive a oportunidade de compartilhar com amigas. Aquelas que amavam tanto amamentar que sofreram mais que o filho ao deixar (foi o meu caso inclusive na primeira vez). Outras que tentavam desmamar e não conseguiam, pois tinham dó do filho (meu caso também dos 9 aos 18 meses da Gigi) . Tive amigas que não amamentaram por opção, outras por dificuldades, outras por falta de ajuda e instrução, porque ao contrário do que pareça, nem sempre é tão "instintivo". 

    A questão aqui é que nesse post eu quero apoiar toda e qualquer mãe em suas dificuldades, limitações e até opiniões. Pois a sociedade é cruel para julgar e olham torto para uma mãe que não amamente como se ela fosse menos mãe por isso, e não ela não é!

    Eu costumo dizer que só quem vive conhece a dor e o sabor de viver algo. E ainda sem medo de ser repetitiva porque eu digo isso em todos os posts, mas  cada ser humano é único e merece ser tratado como tal. O generalizar, "rótulizar", estereotipar alguém é cruel da nossa parte, pois são inúmeros os fatores que nós fazem ser diferentes e esperar que alguém aja como a gente considera correto para mim é demais.

    Podemos concordar que amamentar é bom! Mas devemos concordar também que caso alguém não concorde ou não o faça, não cabe a nós julgar. Ao contrário, cabe a nós tentar ajudar, e muitas vezes a ajuda é não dizer nada se não tiver uma palavra de apoio para dizer. 

    Eu sou uma mãe que amamentou, apoiadora da amamentação, mas que está farta de ver mulheres sofrendo pelos julgamentos e cobranças de pessoas que não estão vivendo o que elas estão. Eu sou acima de tudo uma apoiadora da maternidade real, que tem problemas reais e pessoas reais por isso considero a necessidade de expor e tratar  desse assunto. 

    Eu apoio a causa do amor, do amor pelo filho? Sim, claro! Mas também do amor pela MÃE que merece tanto carinho e respeito quanto o seu filho que acabou de nascer. Assim como um filho precisa de amor, cuidado e carinho, uma mãe também precisa, mas o que ela recebe muitas vezes são as pedradas em forma de julgamentos que vem de todos os lados fazendo com que ela pense que é melhor sofrer calada do que desabafar ou procurar ajuda. E talvez seja utópico, mas continuo sonhando com um mundo com menos julgamentos e mais amor. 💕


    
    
    

Comentários

Postagens mais visitadas