A MELHOR IDADE PARA A MATERNIDADE 💖


     Um dia desses eu estava conversando com uma amiga que amo muito e tocamos no assunto maternidade. Como vocês podem ver eu falo muito sobre isso..hihi.  Ela não é mamãe ainda, e falávamos sobre um possível melhor momento para ser mãe. Eu disse a ela algumas coisas que penso sobre aspectos gerais físicos e emocionais. Mas...essa conversa me levou a filosofar sobre isso e vir escrever este post.

    Enquanto ela falava sobre o relógio biológico e sobre não poder esperar muito mais para ter seu primeiro filho eu lembrei de mim. Comecei a fazer um compilado sobre o que eu pensava e sobre o que eu penso hoje (porque sim, a gente muda de opinião na vida), sobre como foi comigo e como foi com muitas pessoas que eu conheci. 

    Eu enquanto ainda não era mãe tinha planos pessoais de ter meu primeiro filho aos 28 anos. gostava dessa idade para ser mãe, quando eu tinha 19 anos, 28 me parecia muito ideal para encarar a maternidade. Pois aos 28 eu não seria nem tão jovem e nem madura demais. Eu considerava um meio termo e como penso que os extremos são sempre mais arriscados achava essa idade ótima!

    Talvez eu tenha pensado nos "28 anos" também porque já enxergasse os prós e contras que enxergo hoje em se ter filhos perto dos 20 e depois dos 30, e pensasse que estando no meio disso eu poderia aproveitar os prós de um e me livrar dos contras do outro. 

    O fato é que quem acompanha minha história sabe que não foi isso que aconteceu comigo.  Aos 20 eu tornei mãe, e de 2 crianças ao mesmo tempo. Então, já que o planejamento tinha fugido ao meu controle (mas estava no perfeito controle de Deus) eu quis logo ter mais um filho, como eu conto em nesse outro post.

    Bom, então eu considero que eu tenha sido mãe bem jovem. E aos 23 anos eu tinha 2 filhos e estava grávida do terceiro. Mas... mesmo não estando nos meus planos eu acabei sendo mãe novamente, e depois dos 30 e acredito que por ter conhecido essas duas realidades eu poderia fazer esse compilado de vantagens e desvantagens em ter filho mais jovem ou mais madura.

    Só que, mais uma vez eu quero reforçar que  não acredito em regras da maternidade, ao contrário, eu milito e apoio uma causa que chamo de "maternidade sem regras" pois eu acredito na individualidade de cada mãe e de cada filho. Esse negócio de ficar ditando o que as mães deveriam fazer é chato pra caramba. Dicas sim, são muito bem vindas, mas, nem tudo que serve para uma servirá para outra e o que não pode haver é um julgamento ou uma discriminação porque uma mãe faz algo diferente de outra. 

    Só reforço essa ideia, porque o que eu escrevo aqui é baseado na minha experiência, nas minhas observações e é totalmente empírico. Por isso, longe de mim querer ditar ou afirmar que algo seja melhor ou pior. Em meus posts eu compartilho como aconteceu comigo, como aconteceu com alguém que eu conheça e emito a minha opinião sem deixar de respeitar a de ninguém ;-) 

    E estávamos falando sobre o melhor momento ou melhor idade para ser mãe certo? E eu gostaria de poder pontuar aqui algumas vantagens e desvantagens que eu considerei ao viver a maternidade sendo mais jovem ou sendo pouco mais madura. Mas, essa não é muito a minha ideia para sobre o assunto.

  A ideia que eu quero compartilhar hoje é que embora eu já tenha pensado e acreditado que quando mais jovem a mulher tem mais disposição física para lidar com a exaustiva maternidade ou que a mulher depois dos 30 esteja mais preparada emocionalmente e consiga mais facilmente deixar o egoísmo de lado em prol do bem estar do filho, hoje eu não posso escrever isso, porque hoje eu não penso mais assim.

    Eu vivi tanta coisa que me fez pensar diferente, eu vi por exemplo uma amiga minha com 20 anos que engravidou junto comigo aos 31 ser uma mãe muito melhor que eu.  E não vi só isso, eu vi eu própria ter muito mais força emocional aos 23 do que aos 31. Já que na minha ultima gestação sofri com a temida DPP (depressão pós parto).

    Eu vi muita mãe jovem ter imensa dificuldade física na gestação, parto, recuperação e vida diária cuidando de uma criança, e enquanto isso vi a minha mãe que teve seu ultimo filho aos 42 anos, trabalhar em 2 empregos e superar os obstáculos físicos muito melhor que eu mesma e que muitas mães com metade da idade dela.

    Mas olha, quando eu digo que penso diferente hoje, não estou dizendo que penso "invertido" , não, de forma alguma. O que quero dizer é que mais uma vez pude constatar que não existe regra, e que ninguém deva ser medido pela régua de ninguém. Mais um vez, em mais um post eu quero falar sobre a não comparação entre mães. 

    Quem já não ouviu aquela frase:  "ahh mais comigo não foi assim não!" ? Eu já ouvi, e olha a resposta que considero ideal para esse tipo de comparação é : -"Não foi mesmo! porque EU sou EU e VOCÊ é VOCÊ".  Sem achar que uma é melhor e outra é pior, é preciso nos conscientizarmos que cada ser é único e que poderão sim existir semelhanças, mas também poderão existir diferenças entre as pessoas, e essas diferenças precisam ser respeitadas.

    Então se você leu este post pensando em encontrar a resposta para um momento certo para encarar a maternidade, desculpe decepcioná-la, mas não sou eu quem vou te dar essa resposta. Mas acredito que você dará a si própria. Pois eu acredito muito em um momento certo para ser mãe, mas não acredito que seja quando "isso", ou quando "aquilo",sabe aquele "quando a minha vida estiver perfeita"?

    Eu acredito que esse momento existe, para algumas aos 20, para outras aos 30 e para outras mais tarde que isso. E isso não há ninguém melhor para te dizer do que você mesma. Se inteirar sobre a maternidade, conhecer mães e as mais diversas nuances desse assunto eu penso ser de grande ajuda para que você avalie e decida se está ou não disposta a encarar esse desafio durante o momento que está vivendo.

    Ao menos para mim foi assim, ao decidir ser mãe a maternidade tornou-se muito mais leve. Não fácil, porém mais leve. Enquanto quando ela me pegou de surpresa o desafio foi mais árduo em todos os sentidos. E olha que eu era mais velha. Só aí eu já desbanco a minha própria "ex" teoria  de que uma mãe com mais idade é melhor preparada emocionalmente para a maternidade. Comigo não foi assim. 

    Eu disse que não te diria quando é o melhor momento para buscar a maternidade não é mesmo? Mas eu mudei de ideia, por considerar você que leu todo esse post eu digo do fundo do meu coração que acredito que esse momento existe sim, e ele é quando você avalia as suas condições, os riscos envolvidos e  maternidade em si, e mesmo sabendo de toda dificuldade que virá você está disposta. Para mim, ESSE  É O MOMENTO!

    





Comentários

Postagens mais visitadas